Mocidade espírita realizada no centro espírita Nosso Lar na cidade de Dourados-MS
sexta-feira, 27 de maio de 2011
Aula n. 06 - Análise do filme assistido e revisão dos encontros anteriores
Plano de aula Mocidade Espírita Nosso Lar
Coordenadores:
Data:
Tema da Aula: Análise do filme assistido
Atividade | Tempo previsto |
1. Recepção | 5 min |
2. Alegria Cristã | 10 min |
3. Debate sobre os pontos principais do filme, avaliação quanto ao conteúdo visto; revisão do conteúdo das aulas 2,3 e 4. | 20 min |
4. Prece | 5 min |
5. Encerramento e Lanche | 10 min |
Total | 50 min |
Material Necessário: -
Revisão do conteúdo aulas 2,3,4
OBJETIVO: O monitor mostrará o que já foi visto afim de consolidar melhor o conhecimento já adquirido pelos jovens anteriormente, fomentando debates futuros.
TEMPO DE DURAÇÃO: 5 minutos
MATERIAL NECESSÁRIO: os planos de aula anteriores e/ou material de anotação dos instrutores que realizaram as atividades anteriormente
DESENVOLVIMENTO: O monitor deverá revisar , enfocando os principais pontos e objetivo das aulas anteriores, sendo breve e generalista, afim de não atrapalhar o raciocínio dos jovens.
Aula n 05 Sessão pipoca- filme: As cinco pessoas que você encontra no céu
Plano de aula Mocidade Espírita Nosso Lar
Coordenadores:
Data:
Tema da Aula: Sessão pipoca
Atividade | Tempo previsto |
1. Recepção | 5 min |
2. Prece | 5 min |
3. Preparar alimentação para o filme | 15 minutos |
4. Explicação do objetivo em assistir o filme e atividade da próxima semana. | 5 minutos |
5. Assistir o filme: As cinco pessoas que você encontra no céu. | tempo de duração d filme |
6. Prece de encerramento | 5 min |
Total | 1 h e 50 min |
Material necessário: filme, pipoca, suco, refrigerante, Tv e DVD.
Explicação dos objetivos em assistir o filme e atividades futuras
OBJETIVO: Enfatizar sobre a importância da mensagem que vem do filme. Já alertar que será discutido o filme no encontro seguinte.
TEMPO DE DURAÇÃO: 5 minutos
MATERIAL NECESSÁRIO:
DESENVOLVIMENTO: O educador irá enfatizar a mensagem profunda que têm o filme e aproveitar o momento e adiantar que será discutido isso no próximo encontro.
Aula n.04- Auto conhecimento
Plano de aula Mocidade Espírita Nosso Lar
Coordenadores:
Data:
Tema da Aula: Autoconhecimento
Atividade | Tempo previsto |
1. Recepção | 5 min |
2. Alegria Cristã | 10 min |
3. Prece | 5 min |
4. Conteúdo: Dinâmica do autoconhecimento | 10 min |
5. Debate sobre: · Porque se conhecer · Vícios e virtudes e defeitos · Como transformar defeitos em qualidades · Como combater · Pq combater os defeitos | 20 min |
6. Prece | 5 min |
7. Encerramento e lanche | 10 min |
Total | 1h e 5 min |
Material Necessário: Imagens e recortes diversos de revista, jornais etc...
Dinâmicas:
— AUTOCONHECIMENTO
OBJETIVO: Fazer com que os jovens façam um autoconhecimento através de uma reflexão sobre suas virtudes e defeitos.
TEMPO DE DURAÇÃO: Aproximadamente 10 minutos
MATERIAL NECESSÁRIO: Recortes de revistas
DESENVOLVIMENTO: Cada jovem escolherá uma figura, procurando escolher aquela que apresente alguma característica relacionada com ele. Depois cada jovem deverá se apresentar dizendo seu nome e qual a característica que a figura apresenta e esta relacionada com ele.
Aula n. 02 Amizade
Plano de aula Mocidade Espírita Nosso Lar
Coordenadores:
Data:
Tema da Aula: Amizade
Atividade | Tempo previsto |
1. Recepção | 5 min |
2. Alegria Cristã | 10 min |
3. Prece | 5 min |
4. Conteúdo: Dinâmica do Repolho com as perguntas: · Quem são meus amigos · O que é necessário para tornar-se · Como identificar e qualificar as amizades · Meninos conseguem ser amigos de meninas (ou vice e versa) sem segundas intenções? · Amigos virtuais · Como viver a amizade · Diferença de amigos e colegas | 20 min |
5. Dinâmica do rótulo | 10 min |
6. Prece | 5 min |
7. Encerramento e lanche | 15 min |
Total | 1 h e 10 min |
Material Necessário: Folhas de papel sulfite, caneta, cartões, fita adesiva e pincel atômico.
Dinâmicas:
- REPOLHO
OBJETIVOS: Fornecer aos jovens informações sobre o Evangelho no Lar.
MATERIAL NECESSÁRIO: Papel
DESENVOLVIMENTO: Colocar as perguntas com sua respectiva reposta uma em cada folha de papel. As perguntas foram retiradas do livro “Não Pise na Bola” de Richard Simonetti. Logo após, amassá-las, colocando as folhas uma dentro da outra, de forma que a pergunta 8 fique na parte mais interna do repolho e a pergunta 1 na parte externa. Os jovens deverão ser colocados em círculo e deverão passar o “repolho” por cada um deles, quando o educador, de olhos fechados, disser PARE, quem estiver com o “repolho” na mão, deverá retirar uma das folhas que corresponderá a primeira pergunta. O jovem lerá o que está escrito e discutirá junto com o grupo.
— RÓTULO
OBJETIVO: Mostrar aos participantes a importância de aprendermos a conviver e respeitar o próximo.
TEMPO DE DURAÇÃO: Aproximadamente 15 minutos
MATERIAL NECESSÁRIO: Etiquetas adesivas e pincel atômico.
DESENVOLVIMENTO: Serão escolhidos alguns jovens para participar da atividade. Nestes, serão fixados na testa papéis com os dados dizeres: ria de mim, não fale comigo, orgulhoso, tímido, sinta pena de mim, alegre, desconfiado, mentiroso. Os jovens que estiverem com os papéis na testa estarão caminhando no centro da sala, e devem tentar descobrir o que está escrito em sua testa, ou seja, deve descobri qual o seu.
quinta-feira, 26 de maio de 2011
Hinário da Mocidade
Olá pessoal! Selecionamos algumas músicas espíritas e outras com mensagens legais e fizemos este hinário. Para visualizar basta abrir o link.
Hinário Espírita: http://www.scribd.com/fullscreen/56430543?access_key=key-1b0afdwj4bhj4tl2h5ai
Hinário Espírita: http://www.scribd.com/fullscreen/56430543?access_key=key-1b0afdwj4bhj4tl2h5ai
Aula n. 03- Preconceito
Plano de aula Mocidade Espírita Nosso Lar
Coordenadores:
Data: 02/04/2011
Tema da Aula: Preconceito
Atividade | Tempo previsto |
1. Recepção | 5 min |
2. Alegria Cristã | 10 min |
3. Dinâmica: abrigo Subterrâneo | 10 min |
4. Debate sobre o tema: · Tipos de preconceito · Amor ao próximo · Boas maneiras no falar e no agir · Exteriorizar sentimentos · Tribos, tatuagens, piercings · Busca pela integração no grupo | 20 min |
5. Levar imagens (mais ou menos de 6 pessoas diferentes) e pedir para que os jovens digam o que pensam sobre eles, quem pensam que são, profissão, modo de vida etc... | 10 min |
6. Prece | 5 min |
7. Encerramento e lanche | 10 min |
Total | 1h e 10 min |
Material Necessário: Imagens de revistas, desenhos de pessoas, folhas de sulfite, canetas e lápis.
Dinâmicas: — ABRIGO SUBTERRÂNEO
OBJETIVOS: Fazer os jovens perceber que não cabe a nós fazer julgamentos sobre ninguém. A Justiça é a de Deus e não a dos Homens.
MATERIAL NECESSÁRIO: papel com o texto “Abrigo subterrâneo” (um para cada grupo) e lápis.
DESENVOLVIMENTO: Dividi-los em grupos e entregar a carta do abrigo subterrâneo (quadro abaixo).
Cada grupo terá 2 minutos para fazer suas escolhas. Terminado o tempo, selecionando todos os seis ou não, cada grupo irá mostrar suas escolhas, respondendo os seguintes questionamentos feitos pelo educador:
1. O que vocês usaram como critério de seleção?
2. Houve algum preconceito que facilitou a escolha?
3. Vocês acharam justo decidir a vida dessas pessoas através das informações dadas? E se algumas
dessas pessoas também fizessem algo de bom, mas que não foi citado?
4. Como vocês se sentiram decidindo sobre a vida de outra pessoa?
5. E se fossem utilizados os mesmos critérios de julgamento com você?
6. Vocês gostariam de ser julgados desta maneira?
7. Quais diferenças vocês poderiam destacar se essa seleção fosse feita pela Justiça dos homens e pela Justiça de Deus?
ABRIGO SUBTERRÂNEO
Imaginem que a sua cidade está sob ameaça de um bombardeio nuclear. Aproxima-se um homem e lhes solicita uma decisão imediata. Existe um abrigo subterrâneo que só pode abrigar 6 pessoas. Há 12 que querem entrar. Abaixo está a relação dessas 12 pessoas, faça sua escolha indicando apenas os 6 que irão sobreviver ao bombardeio nuclear.
_ Um violinista de 40 anos, viciado em drogas;
_ Um advogado de 25 anos;
_ A esposa do advogado, com 24 anos, que tem problemas psicológicos. O casal prefere ficar
junto, dentro ou fora do abrigo;
_ Um sacerdote de 75 anos;
_ Uma prostituta de 34 anos;
_ Um ateu de 20 anos, autor de vários assassinatos;
_ Uma universitária grávida de 5 meses;
_ Um trabalhador que sofre preconceitos por ser negro;
_ Um físico de 28 anos que só aceita entrar no abrigo se puder levar sua arma;
_ Uma menina de 12 anos, com Síndrome de Down;
_ Um homossexual de 40 anos;
Um idoso com problemas visuais e auditivos.
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