quarta-feira, 27 de julho de 2011

Prejuízos espirituais causados pelas drogas

Achei um texto munto interessante sobre os prejuizos causados pelas drogas, além de outros textos importantes também no site: www.espirito.org.br

Mostrei para os jovens três imagens, que encontrei na internet, antes de iniciar o estudo sobre os efeitos causados pelas drogas:


Fizemos um debate sobre as imagens e sobre o que iríamos falar.


Falando sobre drogas

Eurípedes Kühl
Fonte: http://www.espirito.org.br/portal/artigos/diversos/drogas/falando-sobre-drogas.html  -clique neste link para acessar o arquivo original

OUVE-SE, AMIÚDE, DIZER QUE OS SOFRIMENTOS SÃO DEVIDOS AO "KARMA"? O QUE SERIA "KARMA"?

A palavra karma originou-se do Sânscrito e literalmente significa: ação. Contudo, hoje em dia, o karma assocla-se a:
  • "ação e reação"
  • "causa e efeito"
  • "choque de retorno"
O que, basicamente, não altera seu fundamento.
Podemos dizer também que o karma é o vetor principal resultante de todos os atos (bons e maus) praticados pelo homem, constituído da somatória de vetores menores. Voltamos a repetir, agora com outras palavras: os vetores que constituem o vetor principal são as ações praticadas consciente ou inconscientemente, no Bem ou no Mal – desde sua criação.
Assim, pode-se avaliar que existirá, para cada indivíduo, "bom karma", como também "mau karma".
Para nós, espíritas, o entendimento dos fatos que vivenciamos -felizes ou infelizes -, fica facilitado pela plena aceitação da Lei de Causa e Efeito. Lei essa que, vale considerar, tem ciclo dinâmico, onde, embora o indivíduo esteja vinculado à responsabilidade do ato praticado, é capaz, ou pode atenuar, desgastar, alterar, aliviar, mudar, direcionando o viver em bases outras, com isso reequilibrando o passado. E mais importante ainda: programar seu futuro!
Os maus atos arremessam os agentes à dor; os bons, à Paz!

COMO O HOMEM DECIDE A PRÁTICA DE BOAS OU MÁS AÇÕES?

Pelo livre-arbítrio.
Ao criar o Espírito humano Deus concedeu-lhe a faculdade de decidir e praticar o que quiser.
A natureza é dinâmica e a vida induz todos os seres vivos à ação.
Só o homem pode optar entre agir bem ou mal, pois, pela inteligência, tem o dom da análise e pela moral, um guia interno infalível, que é a sua consciência.
Sua existência, feliz ou infeliz, será determinada pela balança que pesa seus atos, sendo que terá a felicidade quando o prato das boas ações for positivo e o prato das más ações peso zero. Assim, seu destino é por ele mesmo traçado.

O QUE É DESTINO?

Aceitas as considerações anteriores, não será impróprio deduzirmos que tudo o que acontece à criatura humana, de bom ou de ruim, é causado por ela própria e somente por ela!
Deus não pune nem premia.
As leis naturais são imutáveis e eternas e, em essência, são a Justiça:
Alertou Jesus:
"A cada um, segundo suas obras" - Mateus, 16-27
Paulo, o Apóstolo dos Gentios, relembrou o que disse Jesus:
"Aquilo que o homem plantar; aquilo mesmo terá que colher" - Gálatas, 6-7
Quando uma criatura acumula débitos perante a Justiça Divina (Leis Naturais), esta concede-lhe as oportunidades necessárias para o devido resgate, muitas vezes realizado parceladamente, em várias existências físicas.
Explica-se assim o fenômeno lógico das vidas sucessivas, nas quais a criatura humana, conservando a individualidade, liberta-se das más tendências, adquirindo ou aprimorando virtudes.
Isso acontecerá, inexoravelmente, pelo bem ou pela dor.
Neste mundo, infelizmente, predomina a segunda hipótese.
E aqui, será sempre oportuno relembrar que quando dizemos "pelo bem ou pela dor", referimo-nos ao nosso entendimento dos conceitos do Espírito São Luís, constantes das respostas dadas às questões 1004' 1006 e 1008, de "O Livro dos Espíritos", assunto que comentaremos um pouco mais à frente, no Cap. 17 deste livro ("0 ESPIRITISMO E OS TÓXICOS").

ALÉM DOS DANOS FÍSICOS, CAUSADOS PELAS DROGAS, HÁ TAMBÉM DANOS ESPIRITUAIS?

Em muito maior escala.
O corpo humano é um maravilhoso empréstimo da Vida, para a vida.
Qualquer excesso, qualquer abuso, qualquer uso indevido, repercutirá na consciência, alertando quanto aos prejuízos. Isso é válido para qualquer desregramento. Tudo o que contraria o equilíbrio somático desajusta a harmonia do trinômio: corpo/perispírito/espírito.
Tais desajustes começam por provocar doenças no corpo físico e terminam por carrear inenarráveis tormentos espirituais.
Alerta-nos o Espírito André Luiz, em "Evolução em dois mundos", Ed.FEB, Cap. XX -"Invasão Microbiana" que "as depressões criadas em nós por nós mesmos... plasmam nos tecidos fisiopsicossomáticos que nos constituem o veículo de expressão, determinados campos de ruptura na harmonia celular... as conseqüentes tumorações invasoras (mutação de células sãs), no início, obedeceram a determinada distonia, originária da mente... ".
Diz mais aquele bondoso Mentor: que nossos desequilíbrios mentais causam rupturas nos pontos de interação entre o perispírito e o corpo físico, ensejando assalto microbiano consentâneo com nossos débitos de vidas passadas...

COMO DOENÇAS FÍSICAS PROVOCADAS POR DESREGRAMENTOS RESULTAM EM DANOS E TORMENTOS ESPIRITUAIS?

O homem encarnado possui, excedente da sua silhueta física, enfeixando sua aura astral, um campo espiritual de defesa, "qual túnica eletromagnética, a aura humana, à maneira de campo ovóide, plasmando telas vivas, qual couraça vibratória, espécie de carapaça fluídica". São informações do Espírito André Luiz, em "Missionários da Luz", Cap XVII, p.129 e 130.
Vemos na revista REFORMADOR de Outubro/97 um bem fundamentado artigo doutrinário ("Responsabilidade no fumar"), onde o autor, Geraldo Goulart, expõe valiosas informações sobre essa tela que, uma vez rompida (com "buracos", causados por vícios), o mecanismo natural de proteção do ser humano não mais impede o trânsito de energias bastardas entre os centros de força que alimentam o espírito e o perispírito.Aí, sobrevêm as provações obrigatórias...
Sabemos nós, espíritas, que tais energias bastardas formam clima astral negativo, advindo e formado pelos miasmas produzidos pelos bilhões de pensamentos - majoritariamente infelizes -que, no rastro dos vícios, em estado permanente entrecortam a psicosfera terrestre.
Infrações violentas, tais como os tóxicos, rompem essa "carapaça fluídica' do homem e as conseqüências são a devastação da saúde física e até a morte, às vezes precedidas da loucura. Depois... os tormentos espirituais.

QUAIS SERIAM OS DESREGRAMENTOS CONSIDERADOS INFRAÇÕES VIOLENTAS ÀS LEIS NATURAIS?

a.  Crueldade: para com o próximo ou com os animais;
b.  Suicídio: em alguns suicídios, terceiros podem estar envolvidos, como agentes indutores, quase sempre de forma indirecta, pelo que serão também responsabilizados pelos grandes sofrimentos que experimentarão os suicidas, aos quais poderiam ter auxiliado e no entanto não o fizeram;
c.   Suicídio indirecto (todas as formas abaixo representam-no):
o    desprezo ao perigo: actos arriscados de imprudência/irresponsabilidade
o    excessos:
§  o na alimentação (glutonaria = comer vorazmente)
§  o no trabalho (ser um "workaholik", isto é, um trabalhador compulsivo, infatigável - não apenas na profissão, mas também nas artes em geral, e até mesmo na dedicação a actividades assistenciais, com tais procedimentos descuidando da saúde física - má alimentação, não dormir etc.)
§  o lazer em tempo integral (vida sem quaisquer realizações morais, ocupando todo o tempo em actividades mundanas, festivas, esportivas etc.)
§  o sexo desvairado
o    vícios: jogo, alcoolismo, tabagismo, toxicomania
d.  aborto: todos os envolvidos e não apenas a mulher grávida...
e.  eutanásia: grave equívoco humano, muitas vezes tido à conta de "morte piedosa", eufemismo que na verdade representa, da parte do paciente, fuga de compromissos reencarnatórios, os quais terão que ser cumpridos, em existências futuras; da parte dos que o promovem, co-responsabilidade, acarretando-lhes dificuldades futuras, eis que nada mais, nada menos, são transgressores conscientes das leis da Vida - esta, atribuição exclusiva de Deus.
f.    hipocondria: ingestão compulsiva de medicamentos, quase sempre para doenças imaginárias.

COMO É A VIDA DE UM DESENCARNADO TOXICÔMANO?

Ao desencarnar, o perispírito mantém integralmente as mesmas sensações experimentadas na jornada terrena.
Encontra no mundo espiritual inúmeros espíritos, similares, em tendências, gostos, graus de evolução.
Com eles conviverá, pela sintonia e atração, vibratórias.
O toxicômano, em particular, conviverá com desencarnados viciados.
Verá que seu perispírito (matriz do seu corpo físico), está depauperado, destrambelhado, cheirando mal, repleto de náuseas e mazelas - frio, fome, dor...
Desgraçadamente, terá consciência desses tormentos, de maneira plena e permanente: não dorme, não desmaia...
Fica vagando por regiões cinzentas, sem água, sem sol.
Contudo, a Caridade de Deus, permanentemente amparando Seus filhos, também ali se manifesta, a todos os instantes. Bastará um único pensamento sincero voltado ao arrependimento, e esse sofredor no mesmo instante receberá ajuda do Plano Maior, onde operam os Prepostos de Jesus.

QUAIS OS TORMENTOS PROVOCADOS PELAS DROGAS NO PERISPÍRITO?

Com a palavra, Luiz Sérgio - Espírito:
  • "Às vezes, os órgãos genitais se deformam e em sei) lugar formam-se enormes feridas que corroem" ("Mãos Estendidas" -p. 9611 a Ed.);
  • "Às vezes, o perispírito se atrofia e regride a embrião" ("Ninguém Está Sozinho" -p. 15413aEd.);
  • "A agulha da fatídica picada permanece irremovível na veia do desencarnado" ("Os Miosótis Voltam a Florir" -p. 3913aEd.);
  • "O Vale dos Picos: um local sombrio e terrível onde agrupam-se os toxicómanos desencarnados empedernidos (ainda sem assistência). O "Vale" é comandado por uma entidade perversa, de grande poder sobre a mente de toxicómanos, encarnados e desencarnados" ("Na Esperança De Uma Nova Vida" -p. 6212aEd.);
  • "A overdose provoca a desencarnação e é comparável a uma queda do décimo sexto andar de um edifício. 0 cordão fluídico que liga o perispírito ao corpo é estraçalhado; portanto, se o corpo físico sofre violência, mais ainda o perispírito" ("Consciência" -p. 103/1ª Ed.).
O Espírito LUIZ SÉRGIO, nas obras acima, transmitidas pela medi unidade psicográfica, descreve, com detalhes, inúmeros outros casos de espíritos toxicômanos atormentados. A linguagem é simples e oferta conhecimentos do mundo espiritual.
Para os interessados em ampliar reflexões sobre o panorama espiritual dos toxicômanos recomendamos sua leitura, eis que esse abnegado Espírito aprofundou estudos a respeito, sendo sua obra a que mais se detém sobre o tema, dentro do atual panorama da literatura espírita - mediúnica ou não.

15. POR QUANTO TEMPO O TOXICÔMANO DESENCARNADO FICA SOFRENDO?

Durante o tempo em que permanecer empedernido no vício.
Contudo, conforme já dissemos, ao menor sinal de arrependimento sincero, ao primeiro pensamento de prece a Deus, significando o desejo de se corrigir, recomeçar um novo caminho e uma nova vida de reto proceder, a ajuda divina se apresentará de imediato, na forma de espíritos dedicados às tarefas socorristas.
Não apenas aos toxicômanos é dado tal auxílio: a todos aqueles que em débito com a consciência manifestarem sincero arrependimento e enérgica vontade de se auto-reformar será dada igual ajuda divina. No ato!
Com claridade solar, em todo o Capítulo "Duração das penas futuras", do "O Livro dos Espíritos", o Espírito São Luís oferta-nos pérolas de esperança, adubando-nos a Fé. Vejamos suas consoladoras respostas:
"Pergunta: 1004 - Em que se baseia a duração dos sofrimentos do culpado?
Resposta: No tempo necessário a que se melhore. Sendo o estado de sofrimento ou de felicidade proporcionado ao grau de purificação do Espírito, a duração e a natureza de seus sofrimentos dependem do tempo que ele gaste em melhorar-se. À medida que progride e que os sentimentos se lhe depuram, seus sofrimentos diminuem e mudam de natureza.
Pergunta: 1006 - Poderão durar eternamente os sofrimentos do Espírito?
Resposta: ...Deus não criou seres tendo por destino permanecerem votados perpetuamente ao mal. ...Cedo ou tarde o Espírito tem vontade de se tornar feliz.
Pergunta: 1008 - Depende sempre da vontade do Espírito a duração das penas?
Resposta: Sim, ao Espírito podem ser impostas penas por determinado tempo; mas, Deus, que só quer o bem de suas criaturas, acolhe sempre o arrependimento e infrutífero jamais fica o desejo que o Espírito manifeste de se melhorar".

O QUE LEVA UM ESPÍRITO DESENCARNADO TOXICÔMANO AO ARREPENDIMENTO?

A dor, mestra maior e último recurso natural para reconduzir o homem ao caminho do Bem.
O viciado, ao desencarnar, percebendo que agora tudo está mais difícil, pois além de não poder satisfazer a ânsia da droga, ainda está doente, fraco, faminto etc., mais do que nunca, desejará as drogas.
· E aí?
· Onde buscá-las?
· Como consegui-las?
Carente, e sem nenhuma proteção, ficará a mercê de legiões de malfeitores espirituais.
Será sim, admitido nessas legiões, mas como elemento escravizado, desprezível, inferior...
Aprenderá, rápido, que só no plano material poderá dar vazão ao vício.
Qual vampiro, poucas vezes sozinho - quase sempre em bandos - acorrerá aos locais de freqüência dos toxicômanos encarnados (às vezes até mesmo em seus lares), aderindo-se a eles, mente a mente, induzindo-os ao consumo das drogas, ou assediando criaturas invigilantes, ainda não viciadas, para que o façam. Sem nenhuma reserva moral, em troca de alguma satisfação do vício, será submetido a uma série de perversidades.
Com o tempo, poderá, pelo livre-arbítrio, tomar duas atitudes:
1a - arrepender-se do mal praticado, do desrespeito às leis naturais, almejando melhorar de vida. O nível de sinceridade desse arrependimento determinará a ajuda celestial que virá em seu socorro;
2a - revoltar-se ainda mais e tornar-se desejoso de vingança contra seus algozes. O desejo de vingança lhe dará forças para desencadear uma fieira de maldades.
Seu poder, ampliado, atingirá um ponto em que a Justiça Divina considera como saturação, dando um basta: compulsoriamente retornará à carne.
Só que em tristes condições...
Nem poderia ser diferente!
A dor física e moral, num corpo deformado e sem defesas orgânicas, será constante na sua vida, como inigualável recurso educador.

COMPULSORIEDADE COMO RECURSO EDUCADOR MORAL

A compulsoriedade das infelicidades terrenas, atingindo inexoravelmente pessoas, famílias, grupos sociais, ou mesmo cidades, e até países, quase sempre põe à prova a confiança do homem no Criado, que só quer o bem dos Seus filhos.
Particularmente, quando inevitáveis mazelas se apresentam no corpo físico, em multiplicados casos já a partir do nascimento do ser, fica difícil, senão impossível, a aceitação disso como sendo um benefício, não só para o atingido, como também para os demais integrantes do seu circuito existencial.
Mas é exatamente ISSO é o que é: uma bênção!
Difícil de acreditar ou compreender, mas verdadeiro!
Somente as luzes espirituais dos ensinamentos evangélicos, energizadas pelo Evangelho de Jesus e com o foco dirigido à razão, poderiam mesmo trazer-nos tão intricados acontecimentos que se repetem na humanidade.
- Reencarnação... reencarnação: quando será que os homens, todos, vão compreender que és mensageira da Justiça Divina?
- Espiritismo, Espiritismo: Ciência, Religião e Filosofia profunda, por isso mesmo de singular simplicidade, ofertando esperanças em taças cheias da "água viva" aos sedentos de justiça - aqueles que se sentem vitimados pelo "destino cruel". Sim: derramando lógica, bom senso, e mais que tudo entendimento, vêm Espíritos prepostos de Jesus dizer aos que sofrem:
a.  Emmanuel, à questão n° 336 de "O Consolador", registra que é ato de misericórdia divina a oportunidade de resgatar culpa, pelo que o culpado arrependido terá mesmo que passar por determinadas provas;
b.  André Luiz, no Cap. 19 de "Missionários da Luz", informa que após ser atendido por dez vezes, determinado paciente, colérico e invigilante, ficaria entregue a si mesmo, aguardando que a dor o instruísse e o ajudasse a transformar-se para o bem;
c.   André Luiz, ainda, no Cap. 17 "Forças Viciadas" de "Nos Domínios da Mediunidade", transcreve ensinamentos do Mentor Áulus, segundo os quais há dolorosas reencarnações, de viciados, a bordo de corpos apresentando o mongolismo, a hidrocefalia, a paralisia, a cegueira, a epilepsia secundária, o idiotismo, o aleijão de nascença e muitos outros recursos, angustiosos embora, mas necessários, que funcionam, já a partir do berço, em benefício de mentes em desequilíbrio, através dessas provações obrigatórias...
d.  Manoel P. de Miranda, no Cap. 12 de "Nos Bastidores da Obsessão", contempla nosso entendimento de como nesses terríveis sofrimentos há a Bondade Divina: esclarece que há casos em que a enfermidade e a dor são medidas que impedem danos maiores na evolução moral do devedor; e é por amor que determinados pacientes da alma ficam impossibilitados de caírem em danos mais graves, e nesse caso, a doença, o agravamento da saúde e a prisão ao leito ser-lhes-á melhora das suas aquisições... tamanha é a rebeldia de determinados pacientes que para eles o melhor remédio para sua saúde será a continuação do sofrimento em que se encontram...
e.  o Espírito identificado como Irmão João, no Cap. III da 2a Parte de "Memórias de Um Suicida", é enfático quando leciona que areencarnação punitiva é por vezes imposta a determinados suicidas, como tratamento médico hospitalar, numa espécie de tratamento que a urgência e a gravidade do delito impõem ao enfermo... acrescenta que embora dolorosa aos Espíritos atendentes, somente tal providência proporcionará convalescença àqueles pacientes... (Grifamos)
De nossa parte, pobremente, comparamos figurativamente a compulsoriedade divina impondo expiações e resgates qual rede providencial que impede a queda de alguém em queda livre rumo a um abismo infinito: estancando a queda, cessa o mergulho infeliz e o freio abrupto causará mesmo "luxações aqui", "distensões ali", "eventuais pequenas fraturas acolá", mas o mergulhador estará a salvo, após períodos de atendimento hospitalar.
Os sofrimentos, no citado período serão de inigualável valor para reflexões.
E como a inteligência é patrimônio intocável, logo o paciente decidirá que não deve retornar àquele mergulho...

VAMPIRISMO: COMO O VICIADO-ESPÍRITO ACHA O VICIADO-ENCARNADO?

Altamente esclarecedor é o capítulo "Vampirismo", do livro "Missionários da Luz", ditado pelo Espírito ANDRÉ LUIZ, psicografia do médium Chico Xavier - edição da FEB (Federação Espírita Brasileira, 1945).
Diz, em síntese:
"A cólera, o ódio, os desvarios do sexo e os vícios, oferecem campo a perigosos germes psíquicos na esfera da alma. Paralelamente aos micróbios alojados no corpo físico há bacilos de natureza psíquica, quais larvas, portadoras de vigoroso magnetismo animal. Essas larvas constituem alimento habitual dos espíritos desencarnados e fixados nas sensações animalizadas. A indiferença à Lei Divina determina sintonia entre encarnado e desencarnado viciados, este agarrando-se àquele, sugando a grande energia magnética da infeliz fauna microbiana mental que hospeda, em processo semelhante às ervas daninhas nos galhos das árvores sugando-lhes substancia vital".
Os vapores subtis das drogas, ao se volatilizarem são facilmente detectados pelos espíritos-viciados, os quais sorvem esses vapores, deles se apropriando e incentivando o encarnado a consumir mais e mais...
LUIZ SÉRGIO, já citado, em "Consciência", p. 961 1aEd., conjectura que o toxicômano encarnado sustenta o vício próprio e de mais ou menos dez outros viciados desencarnados!
§ Fácil entender porque o viciado-encarnado cada vez quer mais. O fato mais grave do vampirismo é que as larvas psíquicas, consignadas por ANDRÉ LUIZ, são contagiantes: havendo campo próprio, transferem-se para novos hospedeiros, onde proliferarão. A esse infeliz processo o Espiritismo denomina obsessão.

COMO SE INSTALA A OBSESSÃO?

"O progresso intelectual dá ao homem a compreensão do bem e do mal, possibilitando-lhe o progresso moral" (Allan Kardec, em "0 Livro dos Espíritos", questões 780 e 780.a).
Contudo, e infelizmente, nós, criaturas ainda arraigadas ao egoísmo e ao orgulho, preocupamo-nos, o mais das vezes, em adquirir cultura, esquecendo que os conhecimentos envernizam o espírito mas só a prática das virtudes ilumina a alma. Preocupamo-nos muito conosco mesmos e com isso, do confronto no Bem, entre o saber e o fazer, o primeiro sobressai, gerando oportunidades perdidas e defesas morais desguarnecidas.
Aí, surgem as enfermidades do corpo e da alma... Assim, culto e imprevidente, o homem colérico, vingativo, egoísta, orgulhoso, imoral, viciado etc. atrairá espíritos afins, em aflitivo processo de obsessão, funcionando tal conjunção em todos os sentidos, isto é:
  • de desencarnado para encarnado;
  • de encarnado para desencarnado ;
  • de desencarnado para desencarnado;
  • de encarnado para encarnado.
Ainda como processo obsessivo, temos a auto-obsessão: por exemplo, as criações mentais dos hipocondríacos.
Por tudo isso, podemos afirmar que ninguém está só, no Bem ou no Mal: as leis da atração e de sintonia funcionam invariavelmente em ambas as situações, independentemente dos agentes ou pacientes estarem no plano material ou no plano espiritual.
Os toxicômanos, em particular, geralmente desconhecem tais mecanismos espirituais. Informá-los a respeito é tarefa primeira e prioritária para a sua recuperação.

O QUE PODEM FAZER OS ÓRGÃOS FEDERATIVOS ESPíRITAS EM FAVOR DOS TOXICÔMANOS?

Visão Espírita da Toxicomania
(E de todos os demais vícios)
Muito lucraria toda a humanidade se incluísse o Espiritismo no contexto das drogas. E isso não é exuberante devaneio de alguém fanático, mas sim refletida análise da conjuntura mundial, na qual o tóxico legal já se enraizou e o ilegal se insere e reafirma que "veio para ficar", desencadeando, ambos, pandemia de acontecimentos cruéis.
- Por quê o Espiritismo? E o que pode ele fazer, a respeito?
Muitas pessoas experimentaram drogas e as rejeitaram.
Mas, os indomáveis impulsos dos toxicômanos apontam para condições determinantes preexistentes à própria gênese de tais indivíduos.
Isso é fácil de ser comprovado, se compararmos, num exemplo simplista, que há casos de famílias numerosas, com problemas morais graves e no entanto, nelas, nem todos são alcoólatras ou toxicômanos, nem todos são ladrões; noutro exemplo, famílias há em que há gênio(s), mas nem todos são tão inteligentes...
Verifica-se que conquanto sua herança genética (genótipo) seja idêntica, vivendo e sendo criados todos no mesmo meio ambiente (fenótipo), haverá discrepância de personalidade.
- O que explicaria tal diversidade, senão vidas anteriores?
Precisamente aqui o Espiritismo desata o nó: dentro do conceito lógico de que, se no presente há fatores-reflexos (causas catalisadoras indutoras ao tóxico, a outros vícios ou a outros desajustes, bem como se há superdotados) tais aspectos, não tendo sido adquiridos nesta vida, sua origem só pode estar num lugar: em outras vidas e nesse caso, no passado!
- Simples, lógico, racional, não é mesmo?
Mas é assim mesmo o Espiritismo, codificado por Allan Kardec1804-1869), em cinco obras básicas, fruto de um monumental trabalho de bom senso, onde filosofia, ciencia e reliqião se acoplam.
Não se diga que ao espírita foge o entendimento de que o combate (cura) da toxicomania inicia pela prevenção, através a educação, a partir do lar, em caráter permanente, transitando após pela escola e desaguando na convivência social, observados todos os níveis de faixas etárias.
Não, não se diga tal impropério!
Ninguém, mais do que os espíritas, compreendem os desvios de personalidade, gerados por distúrbios psíquicos. Tanto isso é verdade que é na singeleza dos Centros Espíritas, cujas paredes, por vezes, nem são rebocadas ou há tempos carecem de pintura, justamente ali, dizíamos, nas suas humildes reuniões mediúnicas – no mínimo, semanais – são evangelicamente socorridos Espíritos que desencarnaram por ação dos tóxicos.
- Quantos os encarnados que, crendo na imortaiidade do espírito, pararam para pensar em que situação ficam aqueles que o tóxico leva à desencarnação prematura?
É óbvio que muito mais proveitoso do que aguardar a desencarnação, para descobrir a resposta, os Centros Espíritas também vêm atendendo toxicômanos encarnados, esclarecendo-os, sem fantasias ou ameaças infernais, quanto ao futuro "do lado de lá"...
Com base no relato dos que antecederam, diz-lhes do futuro difícil que os aguarda, penoso, reclamando nova reencarnação, para reencetar a caminhada evolutiva, no ponto em que o tóxico interrompeu. Só que, pela Lei Divina de Ação e Reação, agora, nessa nova re.encarnação, será portador de seqüelas orgânicas e fortes tendências ao vício.
Seqüelas orgânicas porque o tóxico, pelo qual desencarnou, terá necessariamente alterado o equilíbrio físico, com danos em um ou mais setores do corpo material, imprimindo desarranjos no molde, perispiritual.
Já as tendências, tentando arrastá-lo de volta ao tóxico, são reflexo psíquico do estado mental em que desencarnou e no qual permaneceu no mundo espiritual, no espaço intermediário entre aquela desencarnação e a atual existência.
Tais as verdadeiras matrizes psíquicas que todos trazemos ao reencarnar, impondo-nos enérgica vontade para domar o atávico e por isso mesmo oculto chamamento-retorno aos equívocos do passado.
No caso dos toxicômanos, em particular, ao vício.
Essas matrizes psíquicas são, nada mais, nada menos, do que aquele elemento que a Psicologia atual, à falta de outra explicação, denomina de determinismo, por excluir as vertentes psicológicas, sociológicas, de criação e principalmente as reencarnacionistas. Tal diagnóstico não explica o caso de irmãos criados juntos e cujos comportamentos, completamente diferentes, desafiam os postulados oficiais.
Tal desafio sequer ronda o Espiritismo!
Nos Centros Espíritas, a bordo da lógica das vidas sucessivas, o atendimento aos viciados encarnados, inteiramente gratuito, conjuga esclarecimento, compreensão, amizade. Além disso, passes magnéticos são benéficos para energizá-los psicofisicamente, ofertando-lhes água fluida e convidando-os a assistirem palestras evangélicas públicas, ao tempo que podem engajar-se em atividades assistenciais junto a famílias pobres.
Tudo isso para que o viciado proceda à auto-reforma. E mude de costumes!
O Centro Espírita atende igualmente ao viciado desencarnado.
Para todos, porém, preconiza que o remédio ideal é a VONTADE de auto-reformar-se. Uma vez tomada essa feliz decisão, o Evangelho de Jesus age como poderosíssimo guindaste, reerguendo o Espírito equivocado e infeliz às alturas da reconstrução moral, patamar ao qual o vício não alcança.
Tais são vetores de sublime empuxo para afastar o viciado das drogas.
Obs: Nos Centros Espíritas são atendidos da mesma forma fraternal muitos espíritos sofredores, senão desencarnados pela toxicomania, por outros problemas igualmente graves...
Talvez pudéssemos, de dentro dos Centros Espíritas, tal como em dezenas de "clipes" na mídia, conclamar (àqueles que se aprisionaram nos vícios) :
"- Vem pra cá, meu irmão. Experimente Kardec!"
- E os traficantes?
Esses também filhos de Deus, conquanto em gravíssimo descaminho quanto às Leis Morais, esculpidas na consciência do ser humano, também eles encontrarão nos Centros Espíritas apoio espiritual para correção de rota, que se faz urgente, desde que a isso voluntariamente decididos.
Assim, sem homologar a legalização de quaisquer vícios, embora aqui só fossem citados particularmente aqueles ligados às drogas ilegais, o Espiritismo está sempre de portas abertas a cumprir sua tarefa de auxiliar Espíritos em busca de alívio para suas aflições, réprobos conscientes ou inconscientes, encarnados ou desencarnados.
Que afinal, somos todos nós, em maior ou menor escala...
"TÓXICOS – Duas Viagens" cap. 17, págs. 136-160. Editora Espírita Fonte Viva

Drogas- O cigarro



Os compostos do cigarro e seus malefícios à saúde

Introdução
As piores drogas
Álcool e cigarro são drogas mais perigosas para a saúde do que muitas substâncias ilícitas, como a maconha, o LSD e o ecstasy, afirma especialista.
O consumo de tabaco mata mais do que todas as mortes/ano causadas por HIV,drogas ilegais, consumo de álcool, acidentes de viação, suicídios e homicídios, sendo por isso considerado pela Organização Mundial de Saúde - OMS (site em inglês) a primeira causa de morte evitável no mundo.
A OMS alerta para o fato de que os produtos do tabaco são os únicos produtos que matam cerca de metade dos consumidores quando usados como mandam os fabricantes. 

No Brasil, por exigência legal, Resolução da ANVISA nº 46, de 23 de março de 2001, artigo 1º, determinou-se a obrigatoriedade do estabelecimento de teores máximos permitidos de
 nicotina, alcatrão e monóxido de carbono. Além dessas 3 substâncias conhecidas, existem outras 4.720 que são tóxicas ao organismo.
Nessa mesma resolução ficou proibido de ser usado nos maços de cigarros, definições de classes, ou termos como: ultra baixo(s) teor(es), baixo(s) teor(es), suave, light, soft, leve, teor(es) moderado(s), alto(s) teor(es), e outras que possam induzir o consumidor a uma interpretação equivocada quanto aos teores contidos nos cigarros. Essa medida visou proteger os fumantes, pois induziam à falsa impressão de serem menos prejudiciais à saúde.
Leia a seguir sobre as substâncias que compõem o cigarro para conhecê-las, bem como se orientar sobre os danos que causam à saúde.
1- Nicotina

O cigarro é uma grande engenharia de veiculação, disponibilização e entrega do alcalóide de nicotina. Essa é a grande responsável pela sensação quase que imediata de prazer, facilitando a instalação da dependência. Quanto mais rápida uma substância psicoativa chega aocérebro, maior é o seu potencial de criar a dependência. A nicotina consegue em apenas 10 segundos fazer todo o percurso de ser inalada, absorvida pelo pulmão, passar para a corrente sanguínea e desencadear um impacto cerebral, liberando a dopamina, uma substância que propicia uma imensa sensação de prazer. Essa rapidez de impacto cerebral só é comparada com a cocaína.

A maioria dos cigarros contém até 10 miligramas de nicotina, porém em cada tragada o fumante absorve de 1 a 2 miligramas. A quantidade absorvida depende da característica individual da tragada que pode ser suave ou forte, com maior ou menor força de compressão dos lábios sobre o filtro. Assim cada fumante desenvolve sua forma peculiar de tragar, satisfazendo-se com a sua dose necessária de nicotina. 

A vida média da nicotina no sangue é inferior a 2 horas, quando esse tempo se esgota, a concentração de nicotina no sangue reduz, surgindo os sintomas desagradáveis de abstinência, desencadeando no fumante o desejo de um novo cigarro.

Em 1997 a nicotina foi considerada pela Organização Mundial de Saúde uma droga psicoativa, responsável por causar dependência física.

Para reduzir o potencial de instalação da dependência, os cigarros teriam que ter uma diminuição em torno de 95% no seu teor de nicotina.

A nicotina é responsável pelo aumento do ritmo cardíaco, infarto agudo do miocárdio, derrame cerebral, angina, elevação da fração ruim do colesterol(LDL), menopausa precoce, gastrite, úlcera gástrica, enfisema pulmonar,bronquite crônica entre outras doenças. 

Gases tóxicos
1- Monóxido de carbono (CO)
Mesmo gás que sai dos escapamentos de automóveis. Considerado tóxico, tem 250 vezes mais afinidade com a hemoglobina (componente do sangue) quando comparado ao oxigênio, ou seja, o CO ao entrar na hemoglobina forma a carboxihemoglobina, que dificulta a oxigenação dos tecidos docorpo. 

Em conseqüência há a redução do desempenho do organismo paraatividade física, dificulta as trocas de nutrientes e a cicatrização. 

O fumante de 20 cigarros/dia pode ter níveis de monóxido de carbono de 5 a 10 vezes mais elevados, quando comparado com os não fumantes.
2- Amônia
A indústria tabaqueira ao observar que grande quantidade de nicotina dos cigarros não era liberada durante a queima do cigarro, desenvolveu a “tecnologia da amônia”, um produto químico geralmente utilizado na limpeza doméstica. Essa substância é corrosiva para o nariz e olhos. Quando adicionada ao tabaco, ajuda tanto na vaporização mais rápida da nicotina durante a queima do cigarro, quanto no seu depósito pulmonar. Todo esse mecanismo tem como objetivo acelerar a chegada da nicotina ao cérebro, ocasionado uma sensação quase que imediata de prazer. 

Sendo depositada no pulmão, agrava o enfisema e a bronquite crônica do fumante.
3- Tolueno
Gás tóxico encontrado no escapamento de carros. Utilizado na fabricação de borrachas, óleos, resinas, tintas, colas, detergentes e explosivos.

Ao ser inalado, deposita-se na gordura do corpo e lá permanece durante anos.  

Ocasiona a depressão do sistema nervoso central. A longo prazo, mesmo em baixos níveis de exposição, leva a dores de cabeça, perda do apetite, alterações nos ciclos menstruais.
4- Cianeto
Forma-se com a queima do cigarro. É reconhecidamente carcinogênico. 
Utilizado nas indústrias para a manufatura de fibras, plásticos, tintas, pesticidas, usado como gás para matar ratos. 

Na Segunda Grande Guerra foi utilizado em grandes quantidades, levando a morte dos prisioneiros nos campos de concentração. Inalado em pequenas quantidades pode levar a tonturas, dores de cabeça, náuseas e vômitos.
5- Butano
Gás tóxico, inflamável, podendo ser mortal, Utilizado no isqueiro e também como gás de cozinha. Sua inalação ocasiona: dificuldade respiratória, alterações visuais e coriza.
6- Cetonas
Produto entorpecente e inflamável, sendo mais conhecido entre as mulheres como removedor de esmaltes, presente na fumaça do cigarro. A inalação em pequenas quantidades irrita a garganta, ocasiona tonturas e dores de cabeça, em grandes quantidades pode levar à morte.
7- Terebentina
Substância tóxica obtida através da extração de resinas de pinheiros. É um diluente de tintas a óleo, usado também para a limpeza de pincéis.
Ao ser inalado provoca irritação nos olhos, vertigem, desmaios e lesões nosistema nervoso.
8- Xileno

Produto inflamável e cancerígeno encontrado em tintas de caneta. Ao ser inalado ocasiona irritação dos olhos, tontura, dor de cabeça e até a perda de consciência. Se ingerido, provoca pneumonia. As indústrias de canetas estão retirando o xileno da composição de seus produtos, devido aos riscos que oferece à saúde.
9- Ácido levulínico
Adicionando esse ácido no cigarro as indústrias de tabaco descobrem que a dureza da nicotina é disfarçada, bem como o teor de alcatrão nas frações denicotina é reduzido, ajudando-as a manterem-se dentro das exigências legais. 

O ácido levulínico torna o sistema respiratório superior menos sensível ao fumo, favorecendo as tragadas mais profundas.
Metais tóxicos
1- Arsênico
Metal empregado na fabricação de venenos contra insetos. Muitos fumicultores utilizam pesticidas à base de arsênico, para se verem livres das pragas em suas lavouras de fumo. 

Ocasiona lesões ao ser armazenado no fígado, rins, coração, pulmões, ossos e dentes.
2- Cádmio
Metal pesado, tóxico e cancerígeno que provoca lesões no fígado, rins, pulmões e cérebro. Além de câncer pulmonar, próstata, rins e estômago.
Pode permanecer no corpo por até 30 anos.
3- Acetato de chumbo
Substância que está presente na fórmula das tinturas para cabelo, com potencial cumulativo no corpo humano, podendo ocasionar o aparecimento de câncer de pulmão e rim. Deposita-se nos pulmões, levando a perda da capacidade de ventilação desse órgão, gerando falta de ar, enfisema e câncer de pulmão. Quando inalado ou ingerido altera o crescimento de crianças e adolescentes. Provoca anorexia e dor de cabeça. Pode permanecer no corpo entre 10 a 30 anos.
4- Fósforo P4 P6
Substância encontrada em fertilizantes e produtos de limpeza bem como em produtos raticidas. É venenoso, podendo ser mortal para o homem, de acordo com a dose ingerida. 

Substâncias cancerígenas presentes no cigarro

1- Alcatrão
É um termo usado para definir um conjunto de partículas sólidas orgânicas e inorgânicas, que são absorvidas pelo fumante quando o cigarro é aceso. Entre seus compostos encontram-se 43 substâncias cancerígenas, como por exemplo:  Arsênico, Polônio 210, Carbono 14, DDT, Níquel, Chumbo, Benzopireno, Cádmio, Dibenzoacridina.
Grande parte das substâncias tóxicas do cigarro está sob a forma gasosa, não sendo incluída como componente do alcatrão, dando a falsa impressão de que não agride o organismo.
Cigarros com menor teor de alcatrão não são mais seguros para a saúde, pois contêm vários produtos tóxicos e cancerígenos.
O alcatrão no corpo do fumante ocasiona manchas nos dentes, dedos, deposita-se nos pulmões gerando uma coloração castanha escura.

2- Polônio
É um raro elemento radioativo, sendo o Polônio 210 a sua forma mais comum.
O polônio produz um tipo de radiação extremamente prejudicial chamada de alfa-radiação, que geralmente são bloqueadas pelas camadas da pele. Na fumaça do cigarro foram identificados vestígios de polônio, esses são depositados nas vias aéreas emitindo radiação para as células a sua volta. Estima-se que um fumante de 30 cigarros/dia está exposto à radiação equivalente a 300 RX de tórax em 1 ano.
3- Níquel
Usado na produção de aço inoxidável, ligas, moedas, galvanoplastia e pilhas alcalinas.
Armazena-se no fígado, rins, coração, pulmões, ossos e dentes. Sua inalação desencadeia alterações no estômago e intestinos, aumenta as chances de infecções respiratórias e câncer.
4- Benzeno
É produzido durante a queima do cigarro. Utilizado como pesticida, na composição do detergente e da gasolina.
Também considerado cancerígeno. Ao ser inalado é absorvido pelos pulmões onde provoca danos irreversíveis a longo prazo, como o enfisema e a asma em crianças filhas de pais fumantes. Transportado por todo o corpo em especial para o fígado. A exposição ao benzeno pode provocar leucemia entre 2 a 50 anos. 
5- N- Nitrosaminas
Responsáveis pelas alterações do DNA, portanto consideradas cancerígenas ambientais, ou seja, o não fumante exposto a fumaça do cigarro em ambientes fechados, ao inalar essas substâncias tem mais chances de desenvolver câncer.  
Quando o fumo é associado com o álcool seu efeito carcinogênico amplia-se.

6- Formaldeído
Utilizado na conservação de cadáveres e na fabricação de produtos químicos para matar bactérias, fertilizantes, corantes e desinfetantes.
A fumaça do cigarro em ambientes fechados possui concentrações de formaldeído que podem chegar a níveis 3 vezes maiores, quando comparadas com o ar livre.
Provoca doença respiratória, reações alérgicas como asma, coceira nosolhos, além de tonturas, diminuição da coordenação motora, dores de garganta e alteração do sono. Suspeito de ser cancerígeno para os seres humanos.
7- Acroleína
Gás com um forte cheiro nauseante, sendo o de maior concentração no cigarro.
O cigarro contém 1.000 vezes mais acroleína quando comparado com outros produtos químicos que fazem alteração do DNA, sendo possivelmente o maior responsável pelo câncer de pulmão, bem como o formaldeído e acetaldeído que estão classificados no mesmo grupo.
Essas alterações são bem parecidas com as causadas pelo arsênico e cádmio.
Responsável pela destruição dos cílios pulmonares, fundamentais para a defesa das toxinas inaladas.

Outras substâncias

1- Acetaldeído
É utilizado no combustível, cola, tintas, plásticos, borrachas sintéticas, couro, espelhos. 

A indústria do tabaco desenvolveu estudos sobre a ação do acetaldeído conjuntamente com a nicotina em ratos de laboratório. Observou que ação das duas substâncias favorece o potencial de dependência da nicotina. 

Em humanos, pequena quantidade de acetaldeído leva à irritação da pele, dos olhos e do sistema respiratório.
2- Naftalina
Usado como veneno para matar barata. O contato com essa substância provoca tosse, irritação na garganta, náuseas, distúrbios gastrointestinais, renais e oculares, além de anemia. 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...